Aquilo que alimentou as noticias durante vários dias, neste últimos dias foram os incêndios, não há duvida!
Antes de mais quero deixar bem claro que só posso (apenas) fazer uma pequena ideia do que será a dor de todas as pessoas que perderam casas, vendo uma vida inteira de sacrifícios ser consumida por chamas e rapidamente dissipada em fumo e pedacinhos leves que o vento leva.
Não lhes tiro o devido valor pela vida de trabalho árduo e todo o suor que ali se perdeu... no entanto...
As minhas desculpas se vou meter o dedo na ferida de alguns!!
Caríssimos TUGAS,
Os Bombeiros são um corpo de >EMERGÊNCIA
>
VOCÊS é que deveria ser uma força de PREVENÇÃO
Se não limpam as áreas em redor das vossas propriedades... estão a espera de quem ? De um santinho??Não vale a pena pedir a ajuda do J.C quando as coisas estão num ponto sem retorno!
>Os Bombeiros passam a informação todos os anos, mas ninguém liga a ponta de um corno.
Ao mesmo tempo que penso nisto tudo, ha algo que nao me sai da cabeça:
Na maioria das fotos que vê dos incêndios, vê-se poucas árvores...
...sim eu sei que as árvores também ardem...mas os troncos junto ao chão, nunca ardem.
Depois, se formos ver a flora autóctone do Algarve, chegamos a conclusão que uma grande parte é rasteira (arbustos) e resinosa, ou seja, aquilo a que se pode chamar de "rastilho"...(o resto das árvores, obviamente, são árvores... depois de aquecidas ardem lindamente)
E voltamos novamente ao inicio deste texto:
Será que as casas que foram queimadas, outras ameaçadas pelas chamas, não se deve à falta de cuidado dos próprios donos??
Perder-se-ia tanto como se perdeu se todas as pessoas tivessem o devido cuidado com as áreas circundantes das propriedades??
Agora é tarde pra se pensar nisso... mas fica a duvida!!!
Obviamente que isto tudo seria evitado se, segundo as informações dos media que podemos ver aqui, não houvesse negligencia por parte de quem começou esta porra toda.
Ha uma dor que fica com todas estas noticias, as pessoas, a flora que se perdeu, a fauna que desapareceu e pensar que este terreno todo vai levar mais 20 ou 30 anos a ficar parecido...
Esperemos que alguém aprenda alguma coisa